O Desafio do Autoconhecimento

Sempre reforço que o caminho para uma vida mais tranquila e equilibrada é o autoconhecimento. Ter consciência das emoções e dos sentimentos que ocorrem diariamente diante das situações que vive.

Pense:

Como costuma reagir diante de uma crise ou de uma atividade nova? Quais são os sentimentos que impedem que você possa reagir de uma maneira diferente? Seria o de menos valia, de não merecimento, de não pertencimento, de fragilidade ou arrogância total? 

Enfim, podem ser outros sentimentos ou algum destes que citei, o caminho é o mesmo, entender como eles surgem, de onde vem e como poderá lidar melhor com isto ao ponto de torna-los sem força.

Há pessoas acostumadas a viver no piloto automático, não se percebem atuando. Os resultados vão surgindo e o sofrimento se estabelecendo conforme as coisas ao seu redor vão desmoronando, amizades se desfazendo, família se afastando, oportunidades indo embora, relacionamentos quebrando e doenças surgindo. 

Estar com o piloto automático ligado é reagir sempre do mesmo jeito nas mais diversas situações, sem analisar, sem respirar, sem ser consciente da situação. Muitas pessoas perdem empresas, perdem emprego, perdem o casamento em função de estarem à mercê do piloto automático.

Então surgem os salvadores medicamentos, o alívio momentâneo e a sensação de liberdade são experimentados sob a sedação. Pessoas ficam anos medicadas e agindo de forma diferente, mas ainda com piloto automático no ON. Pois continuam sem perceber suas emoções, continuam sem ter consciência da raiz disso tudo; ficam adormecidas. Crianças e adolescentes são medicados cedo demais, perdendo assim a conexão com sua essência. Já iniciam uma vida privados de várias possibilidades sendo as mais comuns, a inspiração para o artístico.

Sabemos que a ansiedade e a depressão, por sua vez, levam algumas pessoas a sentirem necessidade de sedação para diminuir a angustia, o complexo de culpa e até mesmo a depressão. Mas como se chegou até a ansiedade? Como se instalou a depressão? Onde está a causa disto? O que o deixa ansioso ou depressivo? Onde estão estes registros que continuam atuando e reverberando causando assim alterações nos hábitos e por sua vez no comportamento? O nome do jogo é “muleta” – facilita a sociabilidade, a auto expressão, a diminuição da timidez (talvez) e o esquecimento dos próprios problemas. Facilita, diminui, mas não resolve.

Autoconhecimento é a chave do caminho. A compreensão da natureza que o forma e a aceitação de um passado ressignificado, é o que realmente lhe trará paz e ajudará no empreendimento de novos comportamentos, mais conscientes e sinceros. Um dos maiores desafios do ser humano é olhar para si, encarar-se! Porém, este é o passo verdadeiro para aquele que realmente deseja ter uma vida voltada ao sucesso e ao equilíbrio, traçada pelas suas conquistas e pelos seus propósitos, assumindo sua vontade e seu destino.

Está na hora de desativar seu piloto automático e assumir uma nova história. 

Leave a comment